Quipapá apresenta Plano Municipal de Educação durante Conferência

Participantes da Conferência Municipal de Educação. | Foto: Clara Lima/PMQ

Participantes da Conferência Municipal de Educação. | Foto: Clara Lima/PMQ

    Durante a manhã desta quarta-feira (03), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes promoveu a Conferência Municipal de Educação com o objetivo de apresentar o Plano Municipal de Educação (PME), pensado para os próximos 10 anos.

    O evento reuniu cerca de 400 pessoas entre professores, alunos, profissionais da área de  educação, representantes do legislativo e da Secretaria Estadual de Educação. Na ocasião, o secretário municipal de educação de Palmares, Flávio Miranda, ministrou a palestra magna com o tema “Plano Municipal de Educação – Uma reflexão crítica”.

A professora e integrante da Comissão Planejadora do Plano Municipal de Educação, Elizângela Neves, explicou como o PME será executado em Quipapá. “Após revisarmos mais uma vez o PME, o prefeito encaminhará para a aprovação da Câmara e após a aprovação, faremos a entrega oficial ao estado. Iremos garantir também que todas as escolas tenham acesso a esse plano, para que juntamente com as representações dos profissionais da educação, professores, alunos e comunidade civil, possamos colocá-lo em prática juntos para elevarmos o nível de educação da nossa comunidade”. 

Após meses de pesquisas e avaliações o Plano Municipal de Educação foi apresentado para última reformulação no Fórum Permanente de Educação, que ocorreu na última sexta (29).

O Plano Municipal de Educação de Quipapá segue as mesmas diretrizes do Plano Nacional de Educação, tais como:

– Erradicação do analfabetismo

– Universalização do atendimento escolar

– Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e erradicação de todas as formas de discriminação

– Melhoria na qualidade de educação

– Formação para o trabalho e para cidadania,  com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamentam

– Promoção dos princípios da gestão democrática da educação pública

– Formação humanística, científica, cultural e tecnológica

– Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos proporcionais ao PIB

– Valorização dos profissionais da educação

– Promoção dos princípios do respeito aos Direitos Humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental