Quipapá recebe Mutirão contra o Câncer do Colo do Útero

 A Secretária MuDSCN3141nicipal de Saúde de Quipapá realiza até a próxima quinta-feira (18) um  Mutirão da Saúde com foco em exames de prevenção do Câncer do Colo do Útero, conhecido  também como o Papanicolau. O evento começou nesta terça-feira (16) atendendo cerca de  100 mulheres na Vila do Cruzeiro. Enquanto elas esperavam a vez, participaram de sorteios  de prêmios como kit de banho e eletrodomésticos e ainda foram recebidas com um lanche.

 Antes de começar a realização dos exames, a Secretária de Saúde, Mércia Leandro, deu uma  explicação para conscientizar as mulheres da importância sobre realizar o exame  preventivo anualmente. “O exame é a única forma diagnosticarmos doenças sexualmente  transmissíveis, inclusive, a presença do Papilomavírus Humano (HPV), principal r  responsável pelo Câncer de Colo do Útero, antes mesmo de aparecer sintomas, para que  assim possa ser tratado em tempo”, explica. 

O próximo local que irá receber o Mutirão da Saúde é o distrito de Vila Nova, nesta quarta-feira (17) e por fim, será a vez das mulheres do centro da cidade realizarem o exame na unidade do Posto de Saúde da Família, na quinta-feira (18). Para ser atendida, basta comparecer ao local, portando documento de Identificação (RG) e a carteira do SUS.