Mais de 250 mulheres atendidas no Mutirão da Saúde

11247902_986041734763675_3406614752231539266_n Durante três dias, mais de 250 mulheres foram atendidas no Mutirão da Saúde, realizado  pela Secretária de Saúde de Quipapá. O evento teve início na terça-feira (16) na Vila do  Cruzeiro, na quarta-feira (17) passou pelo Distrito de Vila Nova e nesta quinta-feira (18) foi  a vez do Mutirão chegar a Policlínica Dr. Fernando Sales. Foram em média 80 mulheres  atendidas por dia por uma equipe formada por nove profissionais.

O mutirão teve como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância em fazer o  exame preventivo (Papanicolau) e também oferecer a realização deles. Antes dos exames foi  exibido um vídeo sobre cuidados em relação a doenças sexualmente transmissíveis e uma  palestra para tirar dúvidas, além de servir um lanche e realizar sorteio de prêmios.

Para a secretária de saúde do município, Mércia Leandro, o Mutirão foi válido e deverá acontecer novamente com frequência. “Foi muito válido principalmente para conscientizar as mulheres de cuidados necessários. Vamos realizar mais mutirões como esse e já estamos programando um de exame citológico, que deverá acontecer em outubro”.

O Papanicolau é a única forma diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis, inclusive, a presença do Papilomavírus Humano (HPV), principal responsável pelo câncer de colo do útero, antes do surgimento de sintomas. Todos os exames foram encaminhados para o laboratório Labam e o resultado será entregue com sete dias.