Guarda Municipal de Quipapá realiza encontro inovador

10599632_838847072816476_4840053818846560833_nNesta quinta-feira, 25/09, a Prefeitura Municipal de Quipapá, através da sua Guarda Municipal promoveu o 1º Encontro de Guardas Municipais, evento de caráter inovador em nosso Estado e criado com o objetivo de discutir o papel das guardas municipais neste novo contexto social.

O evento, capitaneado pelo comandante da Guarda Municipal de Quipapá (GMQ), Pedrão Bertulino contou com a organização de Marcos Silva. Segundo ele, o destaque principal foi a assinatura do prefeito Cristiano Martins de projeto de lei que fixa o dia 25 de Setembro como Dia da Guarda Municipal de Quipapá e que foi entregue a presidente do Poder Legislativo, vereadora Lindalva Trajano, também presente no evento.

Antes de iniciarem os trabalhos, que aconteceu na sede da AABB, a Guarda Municipal desfilou pelas ruas da cidade acompanhados da Banda do JAB. “Temos um trabalho bem feito aqui em nossa cidade, estamos nos organizando e queremos mostrar isso para a população quipapaense” explicou o comandante da GMQ, Pedrão Bertulino.

Além do prefeito Cristiano Martins e a presidente da Câmara, compareceram a vice prefeita Vânia Hilário, secretários municipais e vereadores. De acordo com aos organizadores, cerca de 35 cidades enviaram representantes para o evento que ofereceu cinco palestras: Flávio Romárico, inspetor da GM Recife com o tema “Estatuto das Guardas Municipais”, Coronel Alexandre, comandante do Batalhão de Palmares com o tema “Criação do Conselho Municipal de Segurança”, Victor Souza, sub inspetor da GM Caruaru com o tema “A Atuação das GM’S no Policiamento Comunitário”, Erick Lessa, Delegado da 1º Diretoria de Polícia do Agreste com o tema “Poder de Polícia das Guardas Municipais” e Adriano Duarte (GM Goiânia), especialista em armamento com o tema “Armamentos de Uso Defensivo”.

O evento contemplou ainda uma Audiência Pública tendo por tema “Segurança Pública”, e enfatizou a discussão do projeto de lei institucional 13022, que trata da definição e regularização de forma padrão das competências necessárias para se tornar um guarda municipal, que abrange desde o uso padronizado de equipamentos até transportes e atribuições.

Para o prefeito Cristiano Martins, apoiar a Guarda Municipal é uma promessa de campanha que já vem sendo cumprida desde o início do seu governo “Avançamos mas para mim ainda é pouco, quero muito mais da Guarda Municipal e quero poder equipá-la com meios de transporte eficiente, com caminhonete com cabine dupla, motocicletas, fardamentos e o reconhecimento a essa digna profissão e que faz a diferença para melhor em nossa cidade, quando se trata de segurança” discursou o prefeito